Programação informática e linguagens de programação 


Olá amigos!
Hoje tivemos a nossa primeira aula por videoconferência com a nossa professora e temos muito para vos contar... Aprendemos um pouco mais sobre a programação e as suas utilidades, e foi-nos proposta a resolução de uma ficha acerca do assunto.

1. Defina o conceito de Programação (Programação Informática) e Linguagens de Programação.
A Programação Informática é um processo através do qual o programador escreve e manipula um certo programa, indicando-lhe o que deve fazer e de que forma. Para isto, o programador utiliza uma linguagem de programação, sistema de escrita composto por regras sintáticas e uma terminologia com significado específico para o processador, com o objetivo de implementar um código fonte.


Este código, conjunto de palavras ou símbolos escritos de forma ordenada, contem instruções para uma das linguagens de programação existentes, de modo a ser agrupado e transformado num programa de computadores. Resumindo, a Programação é a arte de fazer com que o computador faça exatamente o que desejamos que ele faça, ou seja, é o instrumento essencial para o bom funcionamento dos sistemas de informação.
Deixamo-vos um vídeo para vocês compreenderem melhor as diferentes linguagens de programação e as suas utilidades: https://www.youtube.com/watch?v=60h49z3QCb4


2. Estabeleça a diferença entre linguagens de baixo nível e linguagens de alto nível.
Há dois tipos de linguagens de programação. As linguagens de baixo nível estão mais próximas da linguagem utilizada pelo computador, este tipo de linguagem é mais eficiente no sentido de aproveitar a arquitetura da máquina. Por outro lado, as linguagens de alto nível aproximam-se mais da nossa linguagem e, por isso, são mais simples de aprender para alguém que ainda não entende muito sobre as partes mais complexas dos computadores, já que é possível contruir e projetar coisas mais facilmente.


3. Estabeleça a diferença entre algoritmo e programa.

Um algoritmo é uma sequência de passos lógicos e finitos que devem ser seguidos para realizar uma tarefa ou resolver um problema. Existem diversas formas de escrever um algoritmo, sendo as mais conhecidas o pseudocódigo e o fluxograma. O primeiro é uma forma genérica de escrever um algoritmo, utilizando uma linguagem simples e artificial que descreve os passos necessários à resolução de um problema. O segundo emprega figuras geométricas para ilustrar os passos a serem seguidos, através desta representação gráfica é possível compreender de forma rápida e fácil o fluxo de
execução de um algoritmo ou programa computacional.
                                                                                    https://images.app.goo.gl/TS8ZgSE5yotCcrbB8

Um programa é um algoritmo concretizado e codificado numa linguagem de programação, é uma coleção de instruções que descrevem uma tarefa a ser realizada por um computador.
Assim, um programa é a tradução de um conjunto de algoritmos através da linguagem de programação.



4. Quem foi Ada Lovelace? Que contributo é atribuído a esta personalidade no âmbito da programação?

Augusta Ada Byron King, Condensa de Lovelace, nasceu a 10 de dezembro de 1815 em Londres e faleceu a 27 de novembro de 1852 na mesma cidade. Hoje em dia é conhecida como Ada Lovelace, uma famosa matemática e escritora inglesa. Foi ela quem escreveu o primeiro algoritmo para ser utilizado por uma máquina, a máquina analítica de Charles Babbage, seu amigo e colega de trabalho. Ada é considerada a primeira programadora de toda a história, pelo trabalho que desenvolveu com os algoritmos que permitiram à máquina calcular os valores de funções matemáticas.



5. "No mundo digital em que vivemos saber programar é uma competência tão importante como aprender inglês, matemática, ler ou escrever."

    5.1. Comenta a afirmação anterior.
Saber programar nos dias de hoje é uma valência importante na nossa vida profissional futura, visto que nos ajuda a adaptar aos tempos modernos que vivemos. A capacidade e facilidade em manusear um computador pode se revelar uma ferramenta útil no dia a dia, e mais especificamente a programação é uma competência fulcral para nos preparar para o mercado de trabalho do século XXI.
Ainda mais crucial se mostra agora este saber, num momento tão difícil e desafiante que é este que nos confronta atualmente. Em altura de distanciamento forçado, nunca foi tão importante a programação para estabelecer uma ligação entre aluno e professor, através das plataforma zoom e classroom, é nos permitido continuar a ter aulas, que apesar da distância, são igualmente instrutivas.
Obviamente que aptidões como ler ou escrever são essenciais para formar um cidadão do mundo atual, mas a programação revela-se também uma vantagem para elevar um jovem adulto a uma pessoa mais instruida e completa no sempre mutável mundo que tentamos acompanhar.


Webgrafia:
https://conceito.de/programacao
https://pt.wikipedia.org/wiki/Programa%C3%A7%C3%A3o_de_computadores
https://pt.wikipedia.org/wiki/Linguagem_de_programa%C3%A7%C3%A3o
https://www.sos.com.br/noticias/tecnologia/o-que-e-linguagem-de-programacao-de-alto-nivel-e-de-baixo-nivel
http://felisberto-bianca.blogspot.com/2015/04/diferenca-entre-algoritmo-e-programa.html
https://sites.google.com/site/csharpgpsi/modulo-1/pseudocodigo-e-fluxogramas
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ada_Lovelace

Esperamos que tenham gostado e que tenham aprendido um pouco mais sobre a programação e as suas utilidades, para que se possam divertir e ser criativos com esta nova experiência. Ficamos à espera que partilhem connosco os resultados finais!
Beijinhos, fiquem bem!!😍

Comentários

Mensagens populares deste blogue